SmartHand
COMBINA LEITURA BIOMÉTRICA DA MÃO COM O USO DE CARTÃO INTELIGENTE

 

 

A Trade Informática em parceria com a Ávila Sistemas Inteligentes está colocando no mercado um leitor de dados, o SmartHand, para identificação de pessoas e controle de acesso.

O usuário é identificado através da leitura biométrica da sua mão que é gravada no cartão SmartCard. A combinação dos dois sistemas, leitura biométrica e leitura do cartão, aumenta a segurança na utilização de cartões SmartCard e permite uma gama muito grande de aplicações, tais como:


     A Ávila Sistemas Inteligentes desenvolveu um software que permite a instalação conjunta do controle de acesso e da marcação do ponto. O mesmo cartão serve como crachá de identificação e cartão de ponto, fazendo a integração com a folha de pagamento.

     A instalação do sistema é simples. O SmartHand opera totalmente independente (stand alone), sem precisar estar ligado por cabo ao computador. Com isso, o SmartHand ganha flexibilidade e pode ser mudado de lugar sem transtorno ou custo extra.

     A segurança é outro ponto positivo do SmartHand, que restringe a entrada de pessoas em locais, dias e horários determinados. Outra vantagem é que o SmartHand armazena as informações de quando, quais e quantas pessoas passaram pela porta. Os dados são retirados por um cartão especialmente formatado e inseridos no computador.

     A vantagem do SmartCard em relação aos cartões magnéticos é que as informações de cada usuário são gravadas no cartão, que pode ser regravável, com total segurança bloqueando o acesso ou a marcação caso as informações estejam fora dos padrões pré-estabelecidos.

     O cartão pode agregar as funções de um cartão bancário, acrescendo uma fita magnética. A opção foi adotada pelo governo do Estado da Bahia, que implantou o sistema na Secretária de Administração em conjunto com o BANEB - (Banco do Estado da Bahia). Está é também uma forma de inibir que o cartão seja usado para bater o ponto irregularmente.

CONTROLE DE PONTO
     Com o Cartão de Ponto Inteligente o empregado consegue conferir com precisão as faltas, atrasos e horas extras realizadas no mês. O funcionário e a empresa podem acessar e avaliar a qualquer momento os apontamentos contidos no SmartHand até a última marcação.

     Totalmente informatizado, o cartão de ponto SmartHand minimiza o trabalho de apontamento, evita erros na folha de pagamento e agiliza o seu fechamento. As informações (horário padrão de trabalho, seção, horários de entrada e saída, horas extras, dias trabalhados, licenças e férias) são obtidas logo após a coleta dos dados no SmartHand.


CONTROLE DE ACESSO
     O SmartHand libera ou não a passagem do funcionário pelas portas. A formatação do cartão é feita de acordo com as necessidades da empresa, que determina os dias e os horários que o cartão terá validade e quais os locais liberados para acesso. Quem trabalha de segunda a sexta-feira, das 14h ás 22h, terá seu acesso permitido nesse período e para os departamentos ligados a suas atividades.

     A empresa tem autonomia para fazer novas formatações no cartão. Assim os dados podem facilmente alterados, podendo variar de um funcionário para outro. A inserção de dados no SmartHand, como a lista negra que proibi a entrada de determinadas pessoas, é feita com um cartão previamente formatado. Cada cartão inteligente possui uma identificação própria conforme a biometria da mão o que reforça a segurança e restringe a entrada de pessoas em locais determinados. O SmartHand fornece informações de quando, quais e quantas pessoas passaram pela porta.

O SISTEMA
     O sistema é formado pelo SmartHand (de uso coletivo), cartão inteligente individual com um microchip (SmartCard) e um computador (PC) para a consolidação das informações. Sua utilização é versátil, pois tanto uma empresa pequena, com poucos funcionários, como uma grande, que conta com uma boa infra-estrutura, poderá se beneficiar com o uso do SmartHand.
O software pertencente ao sistema é carregado no computador cadastrando informações sobre o número de matrícula do funcionário, horário padrão de trabalho, seção a qual pertence, lista de supervisores, e outras informações que se façam necessárias. Cada funcionário possui seu próprio cartão identificado com o nome e número de matrícula. Com a introdução do cartão SmartHand, armazenam-se os dados de cadastramento e as marcações variáveis: horário de entrada e saída, horas extras, e entradas acompanhadas de supervisor. Verifica ainda os dias efetivos de trabalho, licenças, férias e horário padrão de trabalho.

A TECNOLOGIA
     O desenvolvimento da Tecnologia SmartHand é o resultado da parceria entre as empresas brasileiras Trade Informática e Ávila Sistemas Inteligentes. O produto utiliza as tecnologias de reconhecimento biométrico da mão HandKey, fornecida pela Recognition Systems e de SmartCard da Schlumberger.