SISTEMA PONTOVIEW – MÓDULO DE PONTO

Objetivos

O sistema Pontoview-Ponto é um dos mais completos Sistemas de Apuração e Controle de Freqüência do Brasil. Com base em dados coletados de terminais de ponto informatizados, efetua dia a dia de forma rápida e precisa todo o cálculo da freqüência de cada funcionário, propiciando a qualquer momento a consulta dos resultados obtidos, a geração de relatórios gerênciais e a total e completa integração desses resultados a qualquer folha de pagamento.

Tratando-se de um sistema amplamente parametrizado e completo, propicia a sua adequação a qualquer tipo e porte de empresa, tais como Indústrias, Bancos, Hospitais, Prestadoras de Serviços, Hotéis, Empresas Rurais, etc., tornando a sua implantação rápida e fácil.

Filosofia

A filosofia do sistema Pontoview-Ponto se baseia nos seguintes princípios:

1) Toda empresa tem regras que devem ser seguidas pelos funcionários. Estas regras podem ser gerais ou de jornadas de trabalho.

2) Todo funcionário tem regras particulares.

3) Num dado dia, para cada funcionário, estão associadas regras da empresa e de jornada.

4) Todos os abonos de ocorrências de ponto devem ter um motivo bem definido.

5) Nenhuma marcação ou cálculo efetuado pelo sistema pode ser modificada sem que o fato fique registrado no sistema.

6) Qualquer informação de cálculo do sistema deve estar disponível, dia a dia, após o processo de cálculo do dia, seja através do vídeo ou de relatórios.

7) O nível de parametrização do sistema deve ser muito alto para se evitar customizações especificas de cada cliente.

8) As manutenções de parâmetros, tabelas e cadastros podem ser efetuadas pelo operador a qualquer momento.

9) Devem possuir rotinas que facilitem o tratamento de situações de exceção ou de manutenções coletivas.

10) Não deve ser um simples sistema de apontamento de horas e sim um completo sistema de gestão de ponto.

11) A legislação vigente deve ser integralmente cumprida.

12) O acesso ao Sistema deve ser restrito a pessoas credenciadas.

 

Funcionamento

Com base nas regras definidas (empresa, funcionários, jornada, etc.), são recolhidas as marcações dos relógios de ponto eletrónicos e processadas as Rotinas Diárias. Estas rotinas são assim denominadas, pois o seu resultado é o Cálculo Completo da Freqüência de cada Funcionário, dia a dia, com a geração de um relatório que conterá todas as divergências ocorridas na análise do cumprimento das regras pelos funcionários.

Existe total autonomia na operação do sistema pelo cliente. Estas rotinas não precisam ser processadas diariamente bem como o relatório de divergências não precisa ser impresso imediatamente após estas rotinas. Podem ser processados vários dias juntos, e acumuladas as divergências para serem impressas em outro momento. Se o sistema for instalado em uma rede NOVELL / WINDOWS NT, as divergências não precisam ser impressas, sendo estas disponibilizadas às chefias através de telas, onde poderão ser analisadas e realizados as devidas correções e abonos. Importante frisar que para cada usuário cadastrado no sistema é associado uma senha que define quais telas e em que escopo do cadastro de funcionários ele terá acesso, portanto cada chefia somente poderá acessar os funcionários que são a ele subordinados. Pode-se definir ainda, quais os motivos de abono o usuário poderá utilizar para efetuar os abonos.

Com a análise das divergências pelas chefias ou pelo departamento de pessoal, são gerados os abonos que podem ser lançados a qualquer momento no sistema.

No encerramento do período de apontamento de ponto é efetuado o Fechamento Mensal que gerará, automaticamente, o arquivo para a integração na Folha de Pagamento.

 

Flexibilidade na Apuração da Freqüência

Dotado de alta flexibilidade o Pontoview-Ponto permite:

a-) Grande numero de parametrizações.

b-) Cálculo automático de Horas Trabalhadas, Horas Extras de até 50 tipos, Atrasos, Faltas, Saídas Antecipadas, Adicional Noturno, Complementos de Jornada, Nona Hora, Periculosidade, Débitos, Créditos, DSR, DSR sobre Hora Extra, Adicional Noturno, etc.

c-) Cálculo de Jornadas de Trabalho do tipo Normal, Horário Móvel, Compensação de atraso no dia, Horário Livre e Carga Horária.

d-) Total flexibilidade na elaboração das regras de jornadas de trabalho, através da criação de tabelas de horários que permitem o total controle de turnos de revezamento, folgas programadas, escalas de trabalho, regimes especiais de trabalho, etc.

e-) Ampla facilidade na associação do funcionário e seus Horários pois podem ser criadas até 999 Tabelas de Horários e para cada funcionário associar-se até 31 Tabelas diferentes por mês.

f-) Definição de Horário Flexível de Refeição, isto é, o funcionário tem um tempo para o almoço podendo cumpri-lo dentro de uma faixa de horário pré-definida.

g-) A Integração na Folha de Pagamento é realizada através de um arquivo texto (ASCII), nos códigos dos eventos (verbas) utilizados pelo cliente.

h-) Que o Período de Apuração seja definido pelo próprio operador.

i-) A possibilidade de se efetuar o fechamento da freqüência mensal com a Projeção de Horas Normais para mensalistas ou horistas, para as empresas que fecham o apontamento fora do mês civil e efetuarão o pagamento no escuro até o final do mês.

j-) Que as movimentações do funcionário por diversos centros do custo, dentro do mês de apuração possam ser registradas no sistema possibilitando a emissão do Relatório Estatístico Gerêncial com as horas efetivamente cumpridas em cada centro de custo.

k-) Que se efetue o total controle das Saídas Intermediárias calculando, automaticamente, as horas perdidas em cada saída, permitindo-se o abono individual de cada uma destas saídas, seja através de lançamentos simples no sistema ou através das Teclas de Função dos terminais, que podem ser parametrizadas no sistema, e que são acionadas pelo funcionário no ato da marcação da saída intermediária.

l-) O Controle do saldo de Compensação referente a Dias Pontes..

m-) A integração com o Módulo de Refeitório, Controle de Acesso e Ficha de Frequencia.

n-) A associação de múltiplas tabelas de horário a um funcionário.

o-) Controle automático do Banco de Horas.

 

Simplicidade Operacional

 

O Pontoview-Ponto pode ser operado por qualquer pessoa da área de Recursos Humanos mesmo aquelas que não sejam técnicas em informática, pois:

a-) É totalmente versátil e de fácil acesso. (Conversacional).

b-) Seu Menu de operação foi concebido com a filosofia Pull-Down, que facilita a visualização e navegação entre os diversos módulos, programas e opções.

c-) Suas telas são amigáveis e claras.

d-) Possui um completo sistema de Help (ajuda) On-line que possibilita obter informações e orientações com um simples toque da tecla de ajuda.

e-) Permite a autorização prévia das Horas Extras a serem efetuadas pelos funcionários.

f-) Possibilita o Recalculo da Freqüência de qualquer dia de um ou mais funcionários sem a necessidade de se repassar por todo o processo de cálculo.

g-) O Abono das Divergências apontadas é de forma rápida e precisa.

h-) Possui Facilidade na Manutenção das informações dos funcionários e suas regras de jornada, através de programas de atualização coletiva de tabelas de horários, afastamentos e abonos que são usados em situações do tipo férias coletivas, troca de tabela de horários de um centro de custo, greves, atrasos de ônibus, etc.

i-) Qualquer relatório pode ser gerado e gravado em Spool. Isto significa que qualquer relatório pode ser criado no disco rígido, para consulta em tela ou posterior emissão, liberando a impressora durante os processamentos.

Rapidez

O Pontoview-Ponto é um sistema rápido pois:

a-) Dado o seu alto nível de automação e controles internos, possibilita a obtenção, dia a dia, de Cálculos Precisos e Rápidos.

b-) Todos os dados calculados pelo sistema podem, a qualquer momento, ser Consultados no vídeo ou impressos em relatórios.

c-) A qualquer momento pode ser emitido qualquer relatório do sistema, com a posição até o dia processado.

d-) As Divergências de Ponto, de cada centro de custo, podem ser analisadas dia a dia.

e-) O Fechamento do Ponto de qualquer funcionário pode ser efetuado a qualquer momento, facilitando as rescisões contratuais, esclarecimento de dúvidas, etc.

f-) A Integração á Folha de Pagamento é automática, reduzindo o prazo de fechamento da mesma.

 

Segurança

O sistema Pontoview-Ponto é seguro e eficaz, face a:

a-) O responsável pelo sistema cadastra os usuários, fornecendo-lhes uma Senha de Acesso, individualizada, e definindo quais as operações que lhe são permitidas.

b-) Todos os acessos e atividades desenvolvidas pelos usuários são registradas num arquivo Log do sistema que poderá ser listado a qualquer momento, obtendo-se assim todas as atividades efetuadas pelos usuários, de forma cronológica.

c-) Rotinas de Controle que evitam processamentos em duplicidade ou de períodos cujo recolhimento ainda não foi efetuado.

d-) Total Automação na Apuração da Freqüência, com cálculos precisos, eliminando o ônus dos processos manuais.

e-) Todos os dados que entram no sistema são consistidos de forma exaustiva eliminando-se erros no bancos de dados.

 

Relatórios do Sistema

 

Além de todos esses recursos, o Pontoview-Ponto permite a emissão a qualquer tempo dos relatórios:

1-) Listagens Cadastrais:

- Parâmetros da empresa

2-) Divergências que contém todas as ocorrências encontradas no cálculo da freqüência, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas, horas extras não autorizadas, etc., em um formato adequado para que cada gerência ou supervisão efetue uma análise e registre os motivos de abono.

3-)Espelho do Cartão de Ponto que substitui o cartão de ponto convencional com todas as verbas calculadas e que serão transmitidas para o sistema de Folha de Pagamento, sendo utilizado como documento oficial para a Justiça do Trabalho.

4-) Espelho do Cartão de Ponto Consolidado que é uma variação da freqüência diária que pode ser utilizado como espelho do cartão, só que, com todos detalhes de cálculo dia a dia, as saídas intermediárias e seus abonos e opcionalmente o resumo para integração com a folha de pagamento.

5-) Faltas do Dia que permite a obtenção, a qualquer momento, dos funcionários que estão ausentes na empresa.

6-) Funcionários por Tabelas de Horários que mostra quais funcionários estão usando quais tabelas.

7-) Freqüência Calculada que é o espelho da freqüência gerada para a folha de pagamento.

8-) Absenteísmo que contém as horas não produtivas de cada funcionário e seus abonos efetuados, identificados por motivos.

9-)Saldo de Horas que relata a posição de Débitos, Créditos e Saldo das horas de cada funcionário, para acompanhamento do Banco de Horas.

10) Funcionários Afastados que demonstra, dia a dia, o motivo de afastamento dos funcionários.

11) Horas Extras Mensais que contém o total de horas extras, por percentual, de cada funcionário.

12) Relatório Estatístico Gerêncial que fornece uma radiografia sobre o comportamento da freqüência a nível gerêncial, podendo ser solicitado analiticamente (por Funcionário) ou sinteticamente (só totais por centro de custo), propiciando uma análise das horas previstas com as horas trabalhadas, com as horas extras reais e as ponderadas pelos seus percentuais, com as horas absenteísmo por motivo, com as horas de afastamento, etc.

13) Faltas do Período que relaciona os funcionários, em ordem decrescente, do total de horas faltas ocorridas no período, indicando os campeões de faltas.

14) Horas Extras do Período que relacionam os funcionários, ordem decrescente, do total de horas extras efetuadas no período, que mostrará os campeões de horas extras.

15) Horas de Atrasos que relaciona os funcionários, em ordem decrescente, do total de horas de atrasos ocorridas no período, indicando os campeões de atrasos.

16) Faltas Consecutivas maior de "X" dias que relaciona os funcionários, em ordem crescente, no período indicado.

17) Horas Abonadas que relaciona os funcionários, em ordem decrescente, do total de horas abonadas do período, indicando os campeões de abonos legais e abonos por liberalidade.

18) Presenças do Dia que relaciona os funcionários presentes no dia em curso, isto é, sem a necessidade de se esperar até a realização do processamento no próximo dia.

Todos os relatórios do sistema possuem totalização por centro de custo, que pode ser definido em até três níveis hierárquicos.

 

Conectividade

 

O Pontoview-Ponto possui alta conectividade, pois:

a-) Podem ser Importados dados de outros cadastros para se efetuar a carga inicial do sistema ou na manutenção, evitando-se que as mesmas sejam efetuadas em duplicidade.

b-) Todos os dados do sistema estão disponíveis para serem Transportados para o Computador Central, manipulação através de planilhas, geradores de relatórios, etc. através do processo de Exportação dos Cadastros.

        c-) É compatível com todos os Coletores de Dados disponíveis no mercado.

 

Suporte

A Starview oferece um total suporte no processo de implantação e pós-implantação do sistema Pontoview-Ponto, através de:

a-) Treinamento Conceitual e Operacional, efetuado in house.

b-) Levantamento detalhado das necessidades do cliente para a parametrização total do sistema.

c-) Suporte total até o primeiro fechamento mensal.

d-) Realização conjunta do primeiro fechamento mensal.

e-) Completos Manuais Conceituais, Operacionais e de Sistema possuem todas as definições, conceitos e instruções necessárias ao perfeito domínio do sistema.

Todo o treinamento necessário para que os clientes conheçam profundamente o Pontoview-Ponto e possam operá-lo com segurança efetuado por consultores da Starview com larga experiência, nas dependências do cliente.

A qualquer momento pode-se efetuar consultas, dirimir dúvidas ou solicitar suporte á nossa Central de Atendimento a Clientes.

f-) Contrato de Manutenção de Software, que expande o suporte oferecido durante o processo de implantação por 12 meses, cobrindo gratuitamente atualizações de Release, alterações de cunho legal, suporte por telefone / fax/ email gratuitamente dentro do horário normal de expediente, e o exclusivo serviço de suporte 24 horas, 7 dias por semana, através de BIP (PAGER) .

 

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Revised: October 11, 2000